Se você nunca precisou de um CNPJ para prestar serviços, deve está se perguntando quais as vantagens em ser PJ. Muitas pessoas ainda estão acostumadas com o método de contratação CLT, e até se assustam quando escuta o tal “Prestador de Serviços PJ”.
Se esse for o seu caso, não se preocupe, estamos aqui para desmistificar a visão sobre essa modalidade muito utilizada para contratar serviços.
Você sabia que esse modelo tem crescido muito no Brasil nos últimos tempos? Segundo um relatório de indicadores de Nascimento de Empresas da Serasa Experian postado em 27/04/2020, o mês de Janeiro de 2020 bateu um recorde de 320 mil empresas abertas em um único mês, uma alta de 21,7% em relação a Janeiro/19.
É impressionante né?
Cada vez mais as empresas contratantes de serviços têm buscado alternativas para reduzir custos através da terceirização de atividades, que antes eram executados por equipes internas no regime de trabalho CLT, passando a contratar empresas na modalidade pessoa jurídicos (PJ), já que essa opção promove uma carga tributária bem menor para quem contrata e muitas vezes para quem é contratado.
Quais as vantagens para o PJ.
Flexibilidade: Trabalhando como pessoa jurídica, o empresário tem mais flexibilidade de horários com a empresa e por isso, é orientando por metas e resultados prometidos no contrato de prestação de serviços.
Remuneração: Muitas vezes, a remuneração oferecido é superior a um oferecido para um trabalhador CLT, já que a empresa contratante pode economizar em impostos e isso reflete diretamente no quanto ele pode pagar. Mesmo que o PJ ainda pague impostos ao emitir suas Notas Fiscais, em modo geral, o retorno financeiro é maior, principalmente se a empresa contratante for optante pelo regime tributário do Lucro Real.
Autonomia: O prestador de serviços PJ não é empregado da empresa contratante, mesmo que ele preste serviços exclusivamente para um único cliente. A Lei que regulamenta esse tipo de relação deixa bem claro o seguinte: “ Considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução”.
Isso quer dizer que você é uma empresa e como tal, poderá decidir trabalhar para mais de um cliente e pulverizar o seu risco, ou seja, tendo mais de uma fonte pagando a sua remuneração.
Controle do seu dinheiro: Quando você é CLT, parte do seu pagamento fica retido na empresa para pagar INSS, FGTS, 13º e Férias, já quando você é prestador de serviços, você recebe 100% do combinado com a empresa e pode fazer uma gestão mais inteligente do seu dinheiro.
Como PJ, você pode poupar, investir e aplicar o seu dinheiro da forma que desejar e de um jeito que te traga segurança financeira.
Qual o modelo de contratação Pj?
Outro ponto importante a ser falado é que o modelo de contratação PJ tem suas regras definidas – como as atividades a serem terceirizadas, formalização de contrato de prestação de serviços, características técnicas do CNPJ, etc, tudo deve ser levando em conta, caso contrário, corre-se o risco de caracterizar vínculo empregatício, quando há cumulativamente a subordinação, pessoalidade, habitualidade e onerosidade.
Ser PJ é um novo “estilo de vida”, por isso, é muito importante a escolha de um bom contador para te orientar e simplificar a sua vida com essas questões da empresa.
Ficou curioso para saber um pouco mais?
Aqui na PJPlus, temos uma equipe especialista para te dar todo o suporte durante o processo de abertura de empresa, emissão de notas fiscais, e demais questões legais para ser um PJ de sucesso.
Quer saber mais? Chame a gente nos nossos canais de atendimento.
Acesse também nosso artigo sobre O que você precisa saber antes de abrir empresa e veja como podemos te ajudar.